03 agosto 2016

Um pouco do que foi minha Transição Capilar


 Era uma vez uma garota, que assim como muitas outras utilizou de produtos químicos para mudar a textura de seu cabelo, fazendo-a com que se sentisse mais aceita entre a sociedade e as pessoas ao seu redor.

Só nesse pequeno trecho milhares de pessoas que hoje passam pela transição já se identificaram. A transição capilar é a medida mais radical que uma mulher pode tomar. Quando se trata de cabelo, tudo se trona uma medida radical, pois o cabelo é a moldura do nosso rosto. E como eu sempre falo: “Você pode estar vestindo a melhor roupa, o melhor sapato, fazer a melhor maquiagem, mas se o seu cabelo não está bonito, ou da forma como você quer, parece que tudo vai por água abaixo”.

A transição capilar não é um processo fácil e assim que iniciamos esse processo, nossa vida praticamente muda. Ou melhor, ela muda de forma drástica. Assim que a raiz do cabelo começa a crescer a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é recorrer a algum procedimento químico. Digo isso por experiência própria e claro muitas que passam pelo mesmo processo sabem o que é pensar em desistir logo no início.

Hoje eu vim compartilhar com vocês um pouquinho da história do meu cabelo e como está sendo a minha transição capilar.

Faz quase dois anos que eu comecei a trabalhar em um salão de beleza, então vocês já podem imaginar. Rodeada por inúmeros produtos que me garantiriam ter aquele cabelo liso e perfeito, eu cai em tentação. E chegou uma hora que meu cabelo ficou tão detonado que nem as inteligentes, botox, semidefinitivas, entre outros estava dando mais jeito. Ai vocês me perguntam: Como pode uma pessoa que trabalha em um salão arruinar o cabelo? Sim essa é a coisa mais fácil de acontecer, a tentação é tanta que estamos sempre testando aquela novidade e quando me dei conta meu cabelo estava totalmente arruinado.

Eu não entrei na transição capilar com o intuito de cachear o meu cabelo. Na verdade eu refleti e resolvi que deveria dar um tempo para que ele pudesse respirar, crescer e então voltar a fazer os processos químicos que eu estava acostumada. Investi em hidratações, utilizei um produto (que não é química) que ele retirava a química do meu cabelo. Esse produto foi fundamental, pois graças a ele eu não precisei recorrer ao BC (Grande Corte). E claro comecei a seguir o cronograma capilar.
Nesse meio tempo não houve um só momento em que eu não quisesse alisar o cabelo novamente, mas me mantive firme. Sempre procurando na internet o que poderia ajudar usando inúmeras faixas no cabelo, fazendo tranças e vendo inúmeros vídeos no You Tube, sobre o que eu poderia fazer para disfarçar a raiz crescida do cabelo. Foi então que fiz uma texturização de coquinhos e nesse exato momento eu resolvi que queria voltar a ter meu cabelo natural.

Existem dois lados na vida de uma mulher que entra em transição e acho que muitas vão concordar comigo. Antes da transição X Na transição capilar.

                                I.            Antes da transição: você parece normal, segue os padrões estéticos e tudo é bem visto, mesmo que o seu cabelo esteja detonado.

                              II.            Na transição capilar: você é a diferentona, (bem eu me senti muito assim) as pessoas te olham diferente, os elogios desparecem e se sentir feia e as pessoas dizerem que seu cabelo esta feio é a coisa mais normal. Há um tratamento diferenciado pelas pessoas.

Vocês entenderam o que eu quis dizer? Espero que sim (rsrsrs). Seguindo o fluxo de como o fato de ser uma ex-alisada que resolve voltar às origens naturais. Permanecer na transição é um processo super difícil, justamente pelo fato das pessoas não respeitarem o fato de você querer voltar a ter o cabelo que realmente pertence a você. Uma coisa que você nunca deve dizer a alguém que esta em transição é: “Seu cabelo está tão feio”. Não me diga, nós sabemos o quanto nosso cabelo está feio querida, e é desnecessário alguém vir e falar isso para você o tempo todo. Você não sabe o quanto isso nos desmotiva e permanecer firme é o que mais queremos. Então se você não tem o que falar, não fale nada.

Felizmente eu sou uma pessoa que gaga para opiniões alheias (rsrsrs) e minha família, não todos é claro, mas as pessoas mais importantes super me apoiaram nessa escolha que fiz. Meu namorado, por exemplo, já não aguenta mais me ouvir falar de cabelo, (coitado). Estou indo para o meu quinto mês de transição e sei muito bem o quão difícil foi. As inúmeras vezes que tentei em desistir e optar pelo mais fácil, até porque meu cabelo custou muito para definir, e o dia que vi meu primeiro cachinho definido, nossa foi a coisa mais linda do mundo. Eu tirei uma foto e registrei esse momento (kkk), então uma coisa que quero dizer é para não desistirem. Você que está ai pensando em desistir, não desista, vai valer a pena e assim que você vir o seu primeiro cachinho pela primeira vez, eu garanto que você vai amar. E vai ser a partir dele que você vai se manter mais firme em persistir, em cuidar do seu cabelo e em ama-lo do jeito que ele é.

Algumas fotos de cada etapa do meu cabelo:






Esse isso foi um pequeno resumo da minha transição, se vocês quiserem saber de mais alguma coisa, deixem perguntas nos comentários. Espero que tenham gostado.


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Que linda! Outra coisa que eu acho linda, é essa coisa de se você tem vontade de fazer algo, mesmo que alguém possa criticar ou olhar feio, você vai lá e faz. Parabéns pela sua força de vontade e por pensar na sua saúde, você fica linda de qualquer jeito, viu! xx

    ResponderExcluir
  2. Ta linda, queria ter essa coragem!Parabéns... Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do resultado, não vale a pena ficae presa a produtos. Admiro a sua coragem, nem todos conseguem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ficou ainda mais linda!! Nem vai querer voltar ao liso, está um charme esse cabelo. Super fashion !!! 👏👏😍

    ResponderExcluir
  6. Poxa que alegria ver que você conseguiu enfrentar todas as desavenças e seguir com a transição. Parabéns pela força, você está linda!

    ResponderExcluir
  7. PARÁBENS pela mudança flor, eu sei o quanto é difícil e demorado, mais chega lá, voce é linda. AMEEEEEI seu blog parabéns amore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, agora é não deixar a sua irmã desistir kkkk

      Excluir
    2. Obrigada linda, agora é não deixar a sua irmã desistir kkkk

      Excluir
  8. Ai que linda, Na verdade linda de qualquer jeito! <3

    ResponderExcluir
  9. Admiro você plea coragem ... Eu Nunca Mais consegui sair do liso sei lá tenho medo... Mas quem sabe um dia Ner... Gosto bastante do meu liso ... Mas você arrasou ficou linda 😘😍

    ResponderExcluir
  10. Falou tudo!! Graças a Deus as pessoas ao meu redor não me criticaram tanto, elas me incentivaram mais, hoje só recebo elogios. Com certeza a transição vale a pena!! Parabéns pelo texto e pela sua história!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, que top! Amei acompanhar sua transição e sem dúvidas você está incentivando várias meninas com esse post. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  12. Passar pela transição não é fácil, mas o resultado final fica tão lindo que vale a pena! Admiro quem tem essa determinação.

    ResponderExcluir
  13. Como é bom ler histórias assim. Eu tbm passei pela transição e não foi só o cabelo que mudou. Eu mudei e quando eu olho pra trás percebo que essa foi a melhor decisão que tomei. É bom inspirar pessoas! Um beijo

    www.loolyta.com

    ResponderExcluir